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A cesta com os 33 produtos que a compõe passou a custar R$ 515,78 na primeira semana do mês de dezembro. Uma família com renda mensal de apenas um salário mínimo, no valor de R$998,00, gastaria cerca de 51,62% de sua renda para adquirir a cesta básica.
O custo médio da Cesta Básica de Ponta Grossa apresentou um aumento de 2,94% no mês de novembro. A pesquisa, realizada pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (NEREPP) do Departamento de Economia da UEPG, caracteriza o consumo básico de alimentação, higiene e limpeza de famílias com 3 membros em média, renda de 1 a 5 salários mínimos, com residência no Município.
A cesta com os 33 produtos que a compõe passou a custar R$ 515,78 na primeira semana do mês de dezembro, e desses, 19 subiram, 13 caíram e um permaneceu constante. O item que mais aumentou foi o tomate com 36,82% e o de maior queda foi a cebola com 40,25%. Dos cinco grupos que compõem a Cesta Básica, o que apresentou maior aumento foi carne, com 20,69%.
Uma família com renda mensal de apenas um salário mínimo, no valor de R$998,00, gastaria cerca de 51,62% de sua renda para adquirir a mesma cesta básica apresentada. Relacionando-se famílias de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, observa-se que despenderiam, respectivamente, 25,84%; 17,23%; 12,92%; e 10,34% de sua renda.
A equipe de pesquisadores observou que os preços promocionais nem sempre demonstram a realidade, pois alguns produtos foram encontrados mais baratos em outros estabelecimentos do que naqueles onde se apresentavam em promoção.
PRINCIPAIS VARIAÇÕES:
Grupo Alimentação Geral: teve um aumento de 1,07%, dentro deste, a bolacha foi o produto responsável pela maior variação positiva de 10,50% e, o macarrão o item de maior variação negativa com 8,72%.
Grupo Hortifrutigranjeiros: com uma queda de 8,41%, o produto de maior variação positiva foi o tomate com 36,82%, e a cebola com 40,25% de maior variação negativa.
Grupo Carne: teve um aumento de 20,69% e dentro deste, a carne bovina apresentou a maior variação positiva de 22,88%, enquanto o frango veio a apresentar a menor variação positiva de 15,36%.
Grupo Higiene: com uma queda de 1,68%, o produto de maior variação positiva foi o papel higiênico com 2,12% e o produto de maior variação negativa foi o sabonete com queda de 10,88%.
Grupo Limpeza: teve uma queda de 1,70% e dentro deste, o produto de maior variação positiva foi o sabão em pó com 6,17% e o produto de maior variação negativa foi o desinfetante com 7,55%. (Com assessoria)