Arquivo
Parlamentar acionou ministro do Desenvolvimento e Integração Regional, Waldez Góes, responsável pela Defesa Civil Nacional.
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza amanhã, 10, um seminário para discutir o futebol feminino. “A mulher no Futebol”, proposto pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), será dividido em quatro painéis com os temas: Desenvolvimento do Esporte, Futsal feminino, Inclusão e participação da Mulher e a Mulher Fora das Quatro Linhas, do qual fará parte, a convite do deputado, a assessora de imprensa do Operário Ferroviário, Bianca Machado.
Na opinião de Aliel, a hegemonia do futebol enquanto prática desportiva no Brasil é apontada por diversos autores, jornalistas e cronistas brasileiros. “Trata-se de uma paixão nacional que transcende o lazer, gera empregos, desenvolvimento econômico, influi na pauta jornalística e até política, e atrai o olhar para temas sensíveis da sociedade, como a questão de gênero”, explicou.
Para a assessora do Operário, é importante destacar a participação da mulher fora das quatro linhas. “É fundamental debater o papel das mulheres no esporte como um todo, quem está na gestão, jogadoras, treinadoras e também quem está fora, como na imprensa esportiva. Estou certa de que iremos ter boas ideias e discussões para que tenhamos cada vez mais mulheres participando do esporte”, avaliou Bianca.
Ainda de acordo com a jornalista, o ano foi muito positivo para o esporte. “Esse foi um ano muito marcante para a representação da mulher no esporte por conta da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que fez crescer o interesse que as pessoas tem na modalidade”, destacou Bianca.
“O futebol feminino cresce no mundo todo, e o Brasil precisa acompanhar essa tendência. Precisamos que as meninas, ao iniciarem sua carreira no futebol, saibam a quem recorrer e tenham a chance de alimentar seu sonho de virar jogadora profissional, assim como os meninos. Temos a maior jogadora da história da modalidade”, destacou Aliel.
Nos Estados Unidos e na Europa o futebol feminino é mais desenvolvido e vem se fortalecendo em diferentes países. “Tendo em vista que o Brasil se candidatou a ser sede do mundial feminino em 2023, é importante saber quais são os planos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a modalidade”, concluiu.
O Seminário será realizado no auditório Freitas Nobre, a partir das 14h. Entre os convidados do painel coordenado pelo parlamentar pontagrossense estão Giseli Amantino, presidente da Comissão Feminina do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Flávia Seifert, Gestora de Contratos do Futebol de Base do Clube de Regatas Vasco da Gama e Fernanda Colombo, escritora e ex-árbitra. (Com assessoria)