Divulgação
Projeto Ponta Grossa em Números reúne em forma de coletânea principais índices e indicadores sociais e econômicos dos últimos anos.
A Prefeitura de Ponta Grossa concluiu um novo projeto que vai garantir acesso simplificado e unificado a dados oficiais referentes ao Município, através da iniciativa Ponta Grossa em Números, uma coletânea dos principais indicadores sociais e econômicos nos últimos anos. A proposta foi organizada pela Secretaria da Fazenda e o Departamento de Comunicação, resultando em um compilado de dados de fontes oficiais, disponível no site da Prefeitura para acesso livre pela população, pesquisadores, turistas, investidores e demais interessados.
“Organizar informações oficiais sobre o Município de forma centralizada era uma demanda que vinha crescendo nos últimos anos, conforme solicitações que sempre recebemos da imprensa, de acadêmicos, e até mesmo para apresentar nossa cidade para investidores. São dados de órgãos e institutos oficiais, que para serem obtidos, havia a necessidade de acessar diversas páginas e endereços. Com esta coletânea de índices e indicadores, conseguimos confirmar e ver claramente o desenvolvimento de Ponta Grossa nos últimos anos”, destaca o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
O levantamento Ponta Grossa em Números considera dados apenas de órgãos e institutos oficiais, que apresentem série histórica dos índices – para avaliar o desenvolvimento dentro de determinados períodos – e que permitam a comparação com os mesmos indicadores do Paraná e do Brasil. As informações estão divididas em: Aspectos Físicos e Territoriais; Aspectos Populacionais; Aspectos Sociais; Infraestrutura; e Aspectos Econômicos. Os materiais podem ser acessados nas versões em Português, Inglês e Espanhol.
“Esta é a primeira vez que o Município organiza informações e dados oficiais dessa forma, trazendo números impressionantes de todas as áreas. Com esta coletânea, fica claro o crescimento expressivo de Ponta Grossa nos últimos anos, tanto na parte econômica, como também na educação e na saúde, com indicadores superiores às médias do estado e país. Isso nos dá ainda mais confiança para seguir trabalhando com os projetos e iniciativas que estamos desenvolvendo”, aponta o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).
Os dados disponibilizados no Ponta Grossa em Números foram obtidos de referências como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Organização das Nações Unidas (ONU); Ministério da Economia; Tesouro Nacional; Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e diversos outros.
Acesse Ponta Grossa em Números.