20 de novembro de 2019

Reforma da Previdência do PR traz armadilhas contra os direitos dos servidores, artigo de opinião do deputado Requião Filho

Arquivo

“É muito bonito divulgar a adoção de um plano de economia pós COVID-19, ir na imprensa, dar entrevistas e receber crédito de algo que simplesmente não existe. Infelizmente, sinto em dizer, o Governo do Paraná não tem nada a oferecer neste momento”.

Ao apagar das luzes de 2019, Ratinho Junior tenta implantar, à pressas, no Paraná a famigerada Reforma da Previdência. A proposta, da forma como foi colocada, tem várias armadilhas aos servidores públicos do Estado do Paraná.
Diferente da proposta aprovada no Congresso Nacional que prevê, em seu art. 40, § 8º, o reajuste dos benefícios e aposentadorias, o texto enviado por Ratinho Júnior para a Assembleia Legislativa omite qualquer tipo de reajuste, ou seja, além de retirar direitos dos servidores, Ratinho ainda quer que eles não tenham seus benefícios e aposentadorias reajustados conforme inflação. E não é só isso!
A Reforma da Previdência aprovada no Congresso prevê contribuição ordinária, porém aqui a proposta de Ratinho Jr é ainda mais cruel, com nova tributação sobre o salários, proventos e remunerações, mesmo sem Lei Complementar que a regulamente. Quer instituir a contribuição extraordinária, no Art. 2º  da PEC, em caso de suposto déficit orçamentário, sem mesmo a existência de Lei Complementar Federal, conforme previsto no Art. 40, § 22, inc. X da CF.
Visivelmente o texto foi feito sem a devida cautela. Passa por cima da Constituição Federal e da Constituição Estadual, tratorando todas as regras legais, enquanto Ratinho viaja. Provavelmente, deixou a sua equipe encarregada de escrever o mais rápido possível a proposta de Emenda à Constituição, que deveria, conforme o Regimento Interno e a própria Constituição Estadual,  seguir um ritmo mais lento em razão de sua importância.
Sangrando o bolso do servidor, sua vítima preferida, aumenta a contribuição dos inativos e ativos de 11% para 14%, diferente da esfera federal, que prevê este aumento de maneira progressiva. Sem dúvida, quem paga a conta da má gestão do Estado é aquele que verdadeiramente trabalha para seu funcionamento.
Além disso, existem vários trechos com repetições, omissões de direitos e cobranças inventadas, para retirar direitos dos servidores.
EU AVISEI!
Quando Beto Richa apresentou a sua Reforma da Previdência lá trás, dissemos que tudo estaria um caos dali para frente e realmente aconteceu.
Se no passado não tivessem mexido na ParanáPrevidência, nada disso estaria a acontecendo.
EU AVISEI!
Desde 2012, todos estavam sendo alertados. Em 2015, piorou ainda mais quando Beto Richa acabou por sacar os fundos previdenciários, colocando em risco todo o sistema. E infelizmente, Ratinho Júnior segue a mesma linha, não quer resolver, não quer prestigiar o servidor, aquele dedicou sua vida ao Paraná.
Nós lutamos contra, realizamos audiências públicas, estudos, ações judiciais, cobramos estudo notarial, mas quis o ex-governador modicar a previdência dos servidores, pegar o dinheiro do fundo para cobrir seus gastos de campanha e nós, aqui dentro desta Casa não conseguimos derrubar. Contou o ex-governador com sua base para lesar os servidores do Paraná.
E que agora, vem a atual administração, contando, mais uma vez com uma base fiel de deputados, buscando uma solução imediata, para não ter que pensar muito, repete-se o discurso nacional aplicando aqui algo que não precisamos.

Requião Filho é deputado estadual do MDB.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos