Arquivo
A feira inicia hoje. O programa deve fornecer cerca de 15 mil quilos de 11 variedades de hortifruti a 1,8 mil beneficiários
O programa Feira Verde da Prefeitura de Ponta Grossa, que troca materiais recicláveis por frutas e verduras em vários pontos da cidade, prossegue parado desde o final do ano passado. A justificativa do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Vieira, é que seis caminhões do programa passaram por manutenção, que já teria sido finalizada, e o programa deve retornar nos próximos dias com três equipes.
Ainda de acordo com o secretário, neste período em que o programa está parado, os servidores do Feira Verde estiveram à disposição de outras secretarias. Vieira informa ainda que uma reunião hoje irá definir os últimos detalhes para o retorno do programa, como por exemplo, os pontos de coleta. Ele adianta que o programa irá passar por uma remodelação, com pontos nos bairros durante um período maior, ao contrário do que era feito até o ano passado, com a coleta realizada em dias específicos.
Nos últimos dois meses e meio, segundo relatos de moradores ao BLOG DO JOHNNY, os materiais recicláveis vem sendo acumulados nas residências. Sem a coleta, há também relatos do descarte irregular do lixo reciclável nos arroios e terrenos baldios.
Por mês, o programa atende em média 10 mil famílias de baixa renda, distribui 100 toneladas de alimentas e recolhe 300 toneladas de lixo reciclável. Os materiais coletados tem a destinação correta e gera renda para 100 catadores organizados em cooperativas de recicláveis. O programa troca três quilos de recicláveis por um quilo de alimento, sendo um importante instrumento na política do Município no combate à fome e à pobreza.