Divulgação
Município conquistou 1º lugar pela performance na expansão do microcrédito e na consolidação da política para micro e pequena empresa.
A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu hoje, 30, dois reconhecimentos estaduais que colocam o Município em posição de destaque no Estado pelas políticas de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito e de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae e pela Fomento Paraná, Ponta Grossa foi contemplada com o 1º lugar no ranking das cidades acima de 200 mil habitantes no Prêmio Fomento Paraná e Sebrae/PR de Microcrédito e também com o reconhecimento do Sebrae, na categoria Ouro, de Agentes de Desenvolvimento do Programa Cidade Empreendedora.
“O reconhecimento consolida todo o esforço da gestão para adequar o ambiente de negócio da cidade à legislação, tornando favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Trabalhamos buscando modernizar a máquina, porque quando ela é mais flexível e menos burocrática, a gente tem um ambiente de negócios mais favorável para o pequeno. Com isso, ganha não apenas o poder público, mas principalmente os empresários que conseguem empreender com mais facilidade”, destaca a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tonia Mansani.
O Prêmio Fomento Paraná e Sebrae/PR de Microcrédito 2019 foi entregue aos agentes de crédito melhor classificados no Ranking Geral de Agentes. Desenvolvido a partir de um conjunto de critérios, o ranking verifica acesso ao sistema FomentoNet, participação nos eventos regionais, propostas com menor índice de retrabalho nas operações de microcrédito, interação com o sistema de concessão de crédito, entre outros quesitos.
O reconhecimento do Sebrae na categoria Ouro de Agentes de Desenvolvimento do Programa Cidade Empreendedora mede a implantação da política da micro e pequena empresa, que hoje atinge o patamar de 100% no Município de Ponta Grossa. Quando a Prefeitura de Ponta Grossa iniciou esse trabalho, apenas 34% da legislação estava implementada no Município.
“Nossa meta é que Ponta Grossa seja cada vez mais uma cidade com oportunidade para todos, principalmente para o pequeno empreendedor, que hoje representa 96% das empresas abertas, das quais 38% são MEI”, ressalta o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
PREMIAÇÕES – Estes não são os primeiros prêmios da Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação. As iniciativas desenvolvidas pelo setor já receberam o Prêmio Nacional Osires Silva, na categoria Política Econômica, Desenvolvimento Sustentável, com a VOE Aceleradora de Negócios; o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Nacional, com a Sala Digital; o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Estadual, com a Sala Digital; e o Selo Ouro de Atendimento do Sebrae, pelo trabalho na Sala do Empreendedor. (Com assessoria)