23 de outubro de 2019

Contorno de Ponta Grossa integrará pacote de concessões do Estado

André Jonsson - Blog do Johnny

Na instalação da sede do Executivo no Município, governador Ratinho Junior confirmou que a obra, de 12,8 quilômetros, fará parte do novo anel de integração do Paraná.

O Governo do Estado confirmou hoje, 23, durante a instalação da sede do Executivo em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que o Município será beneficiado com a construção do Contorno Norte. A obra desviará o tráfego pesado da BR-373, que corta a cidade e é um dos principais pontos de acidentes no trânsito paranaense.

O anúncio do governador foi feito durante entrevista coletiva no Centro de Eventos de Ponta Grossa, logo após o ato de instalação do governo. A obra, afirmou o governador, fará parte do novo pacote de concessões de rodovias do Estado. Os contornos de Cascavel e Londrina também vão integrar o mesmo lote de intervenções.

“É uma obra importante, que deixou de ser feita no passado. O Contorno vai livrar a Avenida Souza Naves do trânsito pesado, salvando vidas e melhorando toda a logística da cidade”, afirmou o governador.

O novo pacote de concessões aumenta o anel de integração de 2.500 para 4.100 quilômetros as rodovias concedidas. A obra do Contorno Norte de Ponta Grossa estava prevista no contrato inicial de concessão firmado pelo Governo do Estado em 1997, mas não foi realizada.

“Agora já está tudo certo com o Governo Federal. O contorno de Ponta Grossa vai integrar o novo lote de concessões”, disse Sandro Alex, secretário da Infraestrutura e Logística. “Isso vai resolver de vez um dos maiores gargalos do Estado”, completou.

O Contorno terá extensão de 12,8 quilômetros. De acordo com a concessionária CCR RodoNorte, que administra atualmente o trecho, hoje o valor estimado da obra é de quase R$ 312 milhões.

ACORDO – Antes, porém, o trecho urbano da BR-373 em Ponta Grossa receberá duas intervenções importantes dentro do acordo de leniência firmado pela CCR RodoNorte e o Ministério Público Federal (MPF). Serão construídas duas passagens de nível na Avenida Souza Naves, garantindo mais segurança a pedestres e motoristas. Balanço da PRF apontou 62 mortes no trecho urbano da BR-373 entre 2010 e 2018. “Estamos recuperando o tempo perdido”, destacou o governador.

Ratinho Jr. afirmou que a escolha deste projeto, assim como os demais que integram o pacote de obras a serem realizadas dentro do acordo de leniência, teve caráter técnico e levou em consideração a segurança de usuários e pedestres, fluxo de veículos e mobilidade. Entre as prioridades estão trechos com alto índice de mortes por atropelamento, conforme informações colhidas junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

NOVA CONCESSÃO – Em fevereiro de 2019 houve concordância do Governo Federal para a realização de uma nova licitação do Anel de Integração. “Será o maior leilão de rodovias do Brasil a ser realizado pela União”, afirmou o governador.

O leilão vai ocorrer na Bolsa de Valores de São Paulo. “A nossa estimativa é que o valor do pedágio seja reduzido de 30% até 50% em alguns casos”, completou o secretário Sandro Alex.


Ratinho Junior se reúne com secretários e dirigentes de empresas públicas

O governador também se reuniu com a equipe de governo na Feira Paraná, em Ponta Grossa.

O governador também se reuniu com a equipe de governo na Feira Paraná, em Ponta Grossa. Foram discutidos temas como a reunião de prefeitos, na próxima semana em Foz do Iguaçu, os detalhes sobre o acordo de leniência com a concessionária CCR RodoNorte, que resultará em obras prioritárias para a infraestrutura viária de Ponta Grossa e outras cidades paranaenses e a concessão do Parque Vila Velha.

Na reunião, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmou contratos de financiamento com três empresas do Município: a RBK assinou um contrato de R$ 1,2 milhão para aquisição de um equipamento fotovoltaico; a indústria de fertilizantes Agrocete fez um financiamento de R$ 2,4 milhões; e a Charles Danielli Transportes financiou R$ 500 mil. (Com AEN)

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